O III Encontro Afro Cristão, sob o tema “Gênero e Negritude – uma perspectiva Cristã” tratará de assuntos que têm ligação direta com a auto-estima das negras e negros cristãos, suas características biológicas e psicológicas, a auto-aceitação e como são aceitos e representados na sociedade e no contexto das igrejas cristãs.


Gênero, até os dias de hoje, é um tema tabu para discussão no meio religioso cristão, onde predomina a visão tradicional baseada em interpretações bíblicas que, colocam as figuras do homem e mulher como naturalmente criadas para desenvolverem papéis e comportamentos pré-determinados pela sua condição biológica. Nossa experiência tem sido de que as Igrejas cristãs são utilizadas como canais de reprodução de uma relação de poder entre homens e mulheres (dominantes e dominadas). E, quando introduzimos a questão étnico-racial, observamos a repetição da desigualdade nas relações entre mulheres brancas e mulheres negras e entre homens brancos e homens negros. A imagem idealizada de um cristão é de uma pessoa branca, com poder de decisão delegado aos homens.


As pessoas negras pertencentes aos segmentos religiosos cristãos, em geral, procuram adequar-se a essa imagem idealizada de cristão/ã, embranquecendo sua estética, seu comportamento, mente e espiritualidade. Em paralelo ocorre um distanciamento de seu grupo e dos valores étnico-racial, até mesmo familiar, por se perceber que tais valores são opostos aos valores cristãos.

_____________________________


LOCAL:
Universidade Metodista de São Paulo - UMESP: Auditório Capa

DATA:
28 a 30 de maio de 2010